Essa tragédia em Santa Maria parou o Brasil e o mundo. Todo mundo só fala nisso, e até entendo, pois foi um domingo trágico. Acordar, ligar a tv e receber aquela noticia não foi fácil, pra ninguém.
Confesso que quando minha mãe veio me contar o ocorrido, escutei, mas não ouvi, passou batido. Eu sou do tipo de pessoa que gosta de saber exatamente tudo o que aconteceu, detalhes, entrevistas de sobreviventes, videos... sem ver tudo isso antes, parece que é só mais uma história, dessas que contam por ai, podendo até dar um filme de terror. Só que não, dessa vez era verdade. Infelizmente
O número de mortos foi falado: 245 (no momento em que liguei a televisão) e eu não conseguia entender a dimensão daquilo. Cento e poucos feridos e 245 mortos. Era uma estatística bizarra, mas uma estatística. Depois, graças a Deus, o número abaixou (não me pergunte como) para 231.
Só bem mais tarde eu fui realmente me dar conta da situação que Santa Maria estava vivendo, eram jovens, alguns com a minha idade e muito pra viver, que perderam a vida numa boate. Em uma BOATE, sim, num lugar onde deveriam apenas se divertir.
O pior é pensar que foi uma fatalidade, que poderia acontecer em QUALQUER outro lugar em qualquer outro estado! Não pensem que eu sou daquele tipo de pessoa chata (and hipócrita) que sempre critica e diz que odeia o Brasil e não admite quando outras pessoas façam o mesmo, muito pelo contrário, eu sou completamente apaixonada por esse país, mas não é por isso que fingirei ser cega diante dos fatos. O Brasil está bem longe de ser um país desenvolvido, e não digo por dinheiro não, e sim por tudo. O famoso "jeitinho brasileiro" nos fez nos acomodarmos; quem é que faz algo quando vê uma coisa errada em qualquer setor? NINGUÉM. Só ouvimos "é, só aqui no Brasil mesmo. Não temos o que fazer, que vergonha do país" e NENHUMA atitude. Politica aqui é um "assunto chato".
O problema é que: quem nunca foi a um lugar fechado (balada, barzinho, teatro, cinema, escola, restaurante) que não tinha o minimo de segurança? quem é que foi treinado pra saber agir numa situação de emergência? Se você que está lendo respondeu "eu" para alguma dessas perguntas, parabéns, você faz parte do 5% da população brasileira que teve acesso a uma coisa que deveria ser pra todos!
O que aconteceu na boate Kiss, pode ter sido um alerta para as autoridades mexerem a bunda e darem um passo para a mudança ou não. Mesmo que seja (que é o que todo nós queremos), precisamos de respostas imediatas e eu digo como: portas, em qualquer lugar que seja, devem ser abertas para fora, nunca para dentro (pra facilitar a saída em casos extremos) e treinamentos de emergência para todos, de forma obrigatória e não opcional. Isso deve ser implantado nas escolas, para as crianças já irem se acostumando com isso. Não é difícil, já que em outros países isso é bem comum. Só isso não teria salvado aqueles jovens na boate, eu sei, mas tenho certeza que evitaria muitas mortes, desespero e pisoteamentos.
E agora, o que fazer? Culpar os seguranças que não viram os sinais de fumaça e acharam que era uma briga, impedindo assim o pessoal sair sem pagar a conta? Culpar a banda que fez o show pirotécnico, a casa de show que funcionava de forma irregular e os bombeiros por terem dado o alvará? NÃO. É hora de rezar pelos sobreviventes que ainda estão nos hospitais, gravemente feridos e abalados emocionalmente e é claro, pelas famílias que perderam seus filhos, alguns até, mais de um. Tenho rezado e chorado toda noite, só de pensar na dor que essas mães devem estar sentindo e sentirão pelo resto de suas vidas. Mães não deviam enterrar filhos, não é essa a lei de Deus.
A justiça será feita, mas não por nós, e sim pelas autoridades. Não percam o seu tempo com ódio a tudo e todos, usem essa energia pra mandar forças as famílias e amigos.
Definitivamente, dia 27 de janeiro de 2013 ficará marcado pra sempre. Esperamos que essa seja a última noticia ruim que recebamos, principalmente por neglicencia.